Projeto STEAME Teacher Academy

www.steame-academy.eu

Código do projeto: 101102619 — STEAME-ACADEMY

Duração: junho de 2023 a maio de 2026

É amplamente aceite e documentado, através de estudos e referências, que os alunos carecem de competências e aptidões ao finalizarem os seus ciclos de estudo. A aprendizagem baseada em projetos multidisciplinares e multicientíficos é um dos fatores-chave para desenvolver competências e aptidões nos alunos, especialmente no início da vida escolar (6-12 anos). Nos últimos 15 anos vimos o desenvolvimento de STEM para STEAM e agora para STEAME (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics and Entrepreneurship) converter-se no conjunto de disciplinas que através da aprendizagem baseada em projetos, é considerada a energia cinética para produzir criadores e inovadores do futuro. Os catalisadores para a sua concretização real são os docentes em exercício nas escolas e os futuros docentes através da sua formação ao nível universitário. Este projeto desenvolverá um modelo de Academias de Formadores de Professores STEAME em rede através de uma Federação Europeia de Academias ao nível local, que apoiará a mudança para as futuras escolas sendo os principais atores, os formadores de professores como futuros profissionais e especialistas na mudança da aprendizagem e facilitadores do desenvolvimento de competências e aptidões nos jovens.

As Academias de Formadores de Professores STEAME apoiarão a formação de professores em serviço e a formação inicial dos futuros professores. Por sua vez, os professores em serviço servirão de mentores dos futuros professores num sistema europeu baseado em mobilidade. Este conceito permitirá criar uma rede entre a educação escolar e a educação universitária e possivelmente a indústria, trabalhando juntos como cocriadores para o desenvolvimento sustentável entre provedores de formação de professores com impacto na qualidade da educação na Europa. Este processo apoiará o desenvolvimento profissional contínuo de futuros professores e estabelecerá as bases para as futuras escolas com ambiente de aprendizagem baseado em projetos STEAME para alunos.

As principais inovações resultado deste projeto serão:

  • Quadro de Competências de Formadores de Professores STEAME para professores em formação e professores em serviço
  • Módulos/Workshops de Aprendizagem para Formadores de Professores STEAME
  • Observatório internacional de intercâmbio para formadores de aprendizagem STEAME
  • Desenvolvimento da comunidade de prática de docentes STEAME/Programa de mentoria e certificação
  • Recomendação de Políticas – Federação Europeia de Academias de Formadores de Professores STEAME

A maioria dos itens acima são baseados em experiências e inovação de 16 projetos concluídos ou em execução, principalmente projetos de educação escolar no âmbito do ERASMUS+ KA2. As 5 inovações enumeradas anteriormente servirão para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores, melhorando também a dimensão europeia e a internacionalização dos professores, facilitando a mentoria ao nível europeu para apoiar a mobilidade dos professores e colocá-los no caminho para a Educação 3.0 e 4.0, com o objetivo de produzir os criadores do futuro.

CONSÓRCIO

  1. PEDAGOGICAL UNIVERSITY OF KRAKOW, (PL) (Coordenador)
  2. CYPRUS MATHEMATICAL SOCIETY (CY)
  3. UNIVERSIDADE DO ALGARVE (PT)
  4. UNIVERSITY OF AEGEAN (GR) 
  5. EUROPEAN ASSOCIATION OF CAREER GUIDANCE (CY)
  6. UNIVERSITATEA SPIRU HARET (RO)
  7. ASOCIATIA “INSTITUTUL PENTRU DEZVOLTAREA EVALUARII IN EDUCATIE” (RO)
  8. UNIVERSITY OF PLOVDIV PAISII HILENDARSKI (BG)
  9. UNIVERSITAT DE BARCELONA (ES)
  10. PEDAGOGICAL INSTITUTE OF CYPRUS, MINISTRY OF EDUCATION (CY)
  11. PROF. IVAN APOSTOLOV PRIVATE ENGLISH LANGUAGE SCHOOL (BG)
  12. INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO (PT)
  13. EUROGEO VZW (BE)
  14. DOUKAS SCHOOL (GR)