Projeto ATTENTIA

O projeto ATTENTIA, “Agricultura Sostenible de Cítricos con Inteligencia Artificial” (Projeto 0085_ATTENTIA_5_E) é um projeto financiado pela União Europeia, através dos programas FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e INTERREG.

O Projeto ATTENTIA (Agricultura Sustentável de Citrinos com Inteligência Artificial) visa transferir conhecimento para uma agricultura mais sustentável, baseada na aplicação de tecnologia, nomeadamente, Inteligência Artificial e Robótica, às citriculturas da zona transfronteiriça do sul de Espanha e Portugal: Andaluzia e Algarve-Alentejo, onde esta cultura é abundante.

Especificamente, centra-se na utilização de tecnologia para monitorizar o estado saudável da cultura dos citrinos, utilizando dispositivos e sensores que permitem, entre outros, avaliar a uniformidade da irrigação e o stress hídrico, o crescimento dos frutos, o estado das folhas, as necessidades de nutrientes ou a deteção de pragas. , bem como outros elementos de interesse relacionados, como eventos atmosféricos. Esses dados serão obtidos por meio de diferentes sensores, tanto fixos no solo, nas plantas e na atmosfera, quanto móveis, em plataformas robóticas autónomas terrestres, aéreas (drones) e espaciais (imagens recebidas de satélite), que, combinadas, alimentarão modelos de Inteligência Artificial para obter avaliações globais ao nível de toda a plantação, bem como indicar as possíveis necessidades de atuação diferenciada em áreas específicas da mesma.

Toda esta monitorização e integração visa fornecer informação que permita aos produtores otimizar a produção e reduzir custos num quadro de agricultura sustentável, o que contribui para cuidados preventivos e tomada de decisão assistida, visando a otimização e a realização de previsões de rega (incluindo a deteção de falhas nos sistemas de distribuição e bombeamento), estimando o crescimento de árvores e frutos com maior precisão do que a fornecida pelos dispositivos atuais, bem como a colheita como um todo.

Trata-se de um projecto com uma decidida orientação para a transferência, realizado tanto em contacto com as PME tecnológicas do sector de ambos os lados da fronteira, capazes de adoptar estas novas tecnologias nas suas próprias plataformas, como com os próprios produtores, visto que são eles os aqueles que têm as demandas e podem valorizar o que lhes é fornecido. Para levar a cabo o projeto, como não poderia deixar de ser, existe uma equipa multidisciplinar que inclui especialistas de universidades em inteligência artificial, robótica e eletrónica, bem como em produção vegetal e tecnologias ambientais.

O Prof. Jorge Semião é o investigador do CISCA responsável pelo projeto ATTENTIA no parceiro Universidade do Algarve.