
O projeto AGERAR+, “Almacenamiento y Gestión de Energía Renovable para el fomento de la participación de pequeños y medianos prosumidores en redes eléctricas inteligentes” (Project ID 0091_AGERAR_PLUS_6_E) é um projeto financiado pela União Europeia, através dos programas FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e INTERREG.

O objetivo geral estabelecido pelo projeto AGERAR_PLUS é o de aproveitar o potencial de cooperação para consolidar o quadro inovador e científico de Portugal e Espanha no domínio da energia, seguindo a linha dos anteriores projetos AGERAR e AGERAR II. Combinando experiências anteriores e o potencial tecnológico de ambos os países, espera-se que o projeto contribua para a melhoria das capacidades de investigação em tecnologias energéticas avançadas.
O projeto AGERAR_PLUS centra-se na melhoria da eficiência energética através da promoção da figura dos pequenos e médios produtores-consumidores e das comunidades energéticas através da utilização das tecnologias da informação e da comunicação.
Os parceiros do projeto são: Universidad de Sevilla (Project Leader), Fundacion Instituto Tecnológico de Galicia, Universidade do Algarve, Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), Fundación Corporación Tecnológica de Andalucía, Universidade de Évora, Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).
Conta com um investimento total de 1.148.060,00 €, cabendo à Universidade do Algarve um investimento de 150.000,00 €. O projeto tem uma duração total de 3 anos entre 01/09/2023 e 31/08/2026.
O Prof. Jânio Monteiro é o investigador do CISCA responsável pelo projeto AGERAR+ no parceiro Universidade do Algarve.